quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Informações da Sessão Ordinária de 11/10/2011 da Câmara Municipal de Barcarena.


No grande expediente no espaço cedido pela Mesa Diretiva da Casa, falou na Tribuna o Secretário de Agricultura do Município de Barcarena o Doutor Edson Cardoso.
Edson fez uma prestação da produção do abacaxi para o Festival, que começou com o Projeto Barcarena Terra do Abacaxi, sabendo que o Abacaxi não é o carro chefe da agricultura familiar do Município de Barcarena, mais é um produto que corresponde a essa característica e agrega a parte cultural que tornou o Festival do Abacaxi um Patrimônio Cultural e Artístico do Estado do Pará.
Através da Lei 7.336 de 17/11/2009, “A Lei  preservar, conservar e proteger as formas e expressões, objetos, documentos e músicas do Festival do Abacaxi”. Projeto da Deputada Ana Cunha.
O Secretário falou da Missão da Secretaria de Agricultura.
Promover o desenvolvimento sustentável da produção agropecuária do Município através da fomentação dos processos e incentivos a diversidade dos produtos, aplicando tecnologias modernas e priorizando a mecanização e conservação do solo, respeitando as diferentes realidades e afinidade hídricas e geográficas, além do atendimento e inserção social dos moradores e produtores rurais de Barcarena.
Os produtores de abacaxi receberam certificado de agradecimento por produzirem abacaxis para o Festival e entregaram lembranças do Festival aos Vereadores.    

   
Requerimentos Aprovados

 Vereador João Maciel Batista N° 006/2011 que dispõe da solicitação da implantação de uma escola de informática no Bairro Novo 2.
Na questão de ordem e na defesa do requerimento solicitado pelo Vereador José Santos
     José Santos ficou preocupado com o requerimento devido às despesas das escolas que são patrocinadas pela Câmara.
O Vereador Luiz Leão foi a Tribuna na defesa e discussão do requerimento e explicou ao Vereador José Santos que a Câmara Municipal com a Prefeitura de Barcarena e a CDI e que já tem um convenio para 10 escolas e que a Prefeitura e que paga os funcionários e a CDI patrocina os computadores e Câmara gerencia.

Requerimentos Verbais
 Requerimento Verbal do Vereador José Santos: ele solicitou a Presidência da Casa duas escolas de informáticas na comunidade de Turuí e no Bairro Zita Cunha.
O Vereador Ari Santos Solicitou a presença do promotor público na próxima Sessão, solicitou copias da folha de pagamento dos funcionários na gestão do Vereador Luiz Leão e providencia para recomeçar os trabalhos da Comissão do INSS.
Ari Soares Comunicações
Apoio Cultural Câmara Municipal
Vereador Luiz Leão
Vereadora Janeide Rodrigues
Doutor Thiago Rodrigues
Doutor Edson Cardoso
E Junior Ogawa.        

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Informações de Ari Soares Comunicações. Da Sessão Ordinária de 04/10/2011 da Câmara Municipal de Barcarena.

No grande expediente: falaram na Tribuna, espaço cedido pela Presidente da Mesa: A Senhora Michelle Guimarães Monteiro da Comissão Eleitoral do Conselho Municipal do Direito da Criança e Adolescente  e o Presidente do Conselho  o Senhor Manoel de Vera Cruz.   
Michelle abordou assunto do processo de escolha para os Conselheiros Tutelares no Município de Barcarena, que está acontecendo, dês do Mês De Agosto.
 Será o primeiro Conselho individual, que diz respeito ao Direito da Criança e Adolescente em Barcarena.
Manoel da Vigilância como é mais conhecido: Na qualidade de Presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e Adolescente em exercício fez uma apresentação do Processo Eleitoral.
Informou que o Conselho é um Órgão que coordena várias ações na questão dos Direitos da Criança e Adolescente, entre eles à função de realizar a eleição para os Conselheiros Tutelares.
O Conselho Tutelar dês da sua instalação em 1999, a eleição de escolha era em chapas; depois da aprovação da Lei N° 2.093 que regulamentou a Lei N° 1903/1997, agora a nova Lei determina que a eleição de Conselheiros seja por votação Individual.
Para este pleito, estão concorrendo 35 candidatos para 10 vagas, sendo cinco para a Sede do Município e cinco para a Vila dos Cabanos que será ainda implantado.
       Na Vila dos Cabanos são 16 candidatos e na Sede do Município 19 candidatos; e todos os 62.372 eleitores de Barcarena, estão aptos a votar nas suas Sessões de origens. O voto é facultativo.
No dia da Eleição que será em 15 de Outubro com o mesmo horário de outras Eleições, para atender as 72 Sessões Eleitorais, nos 41 Pólos de votação. Serão necessário 216 mesários, 216 fiscais, 60 Seguranças, 20 Policiais, 20 Conselheiros Tutelares, 2 Promotores de Justiça. E para o mesmo dia, após a votação 30 escrutinadores vão estar à disposição, por ser um processo manual. Todo apoio estão sendo oferecido através do Prefeito e a primeira Dama de Barcarena; concluindo Manoel da Vigilância.
E Michelle voltou a Tribuna para agradecer.

Na primeira parte da Ordem do dia: Entrou na pauta para discussão e votação o Projeto N° 001/2011, da Presidência da Mesa para a nova redação do artigo 39 da Lei Orgânica do Município de Barcarena, que determina o número de vagas de Vereadores para novas Legislaturas.
  Não houve consenso para votação. A Sessão foi suspensa por cinco minutos. Na volta dos trabalhos o Projeto foi retirado de pauta para ser votado em outra Sessão; ainda não confirmada pela Mesa.
Ari Soares Comunicações.
Apoio Cultural
Câmara Municipal de Barcarena
Vereador Luiz Leão
Vereadora Janeide Rodrigues
Doutor Thiago Rodrigues
Doutor Edson Cardoso
E Junior Ogawa.      
      

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Informações de Ari Soares Comunicações. Resumo da Sessão Ordinária de 27/09/2011 da Câmara Municipal de Barcarena.

Usou a Tribuna na 25° Sessão Ordinária de 27/09/2011 da Câmara Municipal de Barcarena.
 A Assistência Social Juliena Nobre Coordenadora do Espaço de Acolhimento de Crianças e Adolescente do Município de Barcarena.
Juliena fez uma explanação dos serviços do Espaço de Acolhimento de Crianças e adolescentes.
 Que é um serviço vinculado, a Prefeitura de Barcarena e executado pela Secretária de Assistência Social Rosângela Dias.
O Espaço de acolhimento de Crianças e Adolescentes foi inaugurado 31/03/2011, com seu funcionamento a partir de 15/04/2011, esse espaço foi uma determinação Judicial, por uma crescente demanda apresentada pelo Conselho Tutelar do Município por motivo de muitas crianças serem vitimas de violência sexual, e quando essa demanda chegava ao Conselho Tutelar, o mesmo não tinha retaguarda de tirar essas crianças em situação de risco e muitas crianças tiveram que ser acolhida na casa de conselheiros e que logo tinham que voltar ao ambiente de risco.
O Espaço era conhecido como “Casa de Passagem”, e foi revitalizado pelo Prefeito João Carlos, construindo um novo ambiente com estrutura adequada para receber as crianças e adolescentes.
         O Espaço de Acolhimento é um serviço de proteção especial de alta complexidade, trata de um serviço de acolhimento constitucional provisório e excepcional, ou seja, um curto período de tempo provisório e excepcional por não ser para todas as situações.
Essas crianças geralmente estão em risco pessoal, social com vínculos familiares rompidos ou fragilizados no qual as famílias estão temporalmente sem condições de garantir a proteção dessas crianças.  
Objetivo geral do Espaço e garantir o acolhimento provisório e proteção integral as crianças e adolescente com seus direitos violados e rompimento do vínculo familiar contribuído para o retorno ao convivo familiar e comunitário e restabelecimento de vínculos familiar e social.
Explicou Juliena: “Que antigamente tinha os alfanatos, as crianças ficavam por um longo período de tempo, geralmente até aos 18 anos. Agora as crianças estão no Espaço por que estão em situação de risco, mas o trabalho do Espaço é pra restabelecer o vínculo familiar e não para tirar a criança da família.
Pode a família no momento está sem estrutura; e  olhando de outra forma promove se o fortalecimento da estrutura da família, para que a criança retorne ao convívio familiar; indo para adoção no ultimo caso”.
Os objetivos específicos.  Proteção a crianças e adolescentes fortalecimentos dos vínculos familiares e comunitários. Promover o desenvolvimento de potencialidade das crianças e adolescentes através das atividades sócio educativas. Compor a Rede de Proteção a criança e adolescente favorecendo o fortalecimento dos vínculos familiares e desenvolver com adolescentes condições para a independência e auto cuidado.  
O Vereador Ari Santos perguntou a Coordenadora, qual o tempo que poderia passar uma criança no Espaço? 
Juliena respondeu: que o menor tempo possível, mais sempre esbarra no procedimento burocrático Judicial e que a nova Lei de Convivência Familiar, que só pode ficar no abrigo, no máximo dois anos, mais que nunca ficou uma criança mais de um ano e que de seis em seis meses essa situação tem que ser reavaliada; e que demora mais é o retorno dos procedimentos judiciais.
Ari Santos completou; e falou de um caso do seu conhecimento, que já tem sete meses, e sabe da demora do Poder Judiciário, completando a pergunta se o Conselho Tutelar, com base em estatística foi muito alto em 2009, se houve caso, com erro por parte do Conselho Tutelar.
Juliena afirmou; na questão da Justiça e um problema maior é que o Juiz que estava respondendo por Barcarena, está de férias e que agora tem somente  um Juiz respondendo por duas Varas, o que complica muitos os procedimentos.
Com relação ao Conselho Tutelar já aconteceu em 2009, muitos acolhimentos que não deveria ser encaminhados. E que ainda existe esses impasses com o Conselho Tutelar, de fazer com eles entendam a excepcionalidade do serviço e procure primeiro o seio familiar, pra que depois encaminhe a criança e só no caso de impossibilidade a criança seja acolhida. E que houve casos de crianças que foram acolhidas durante final de semana sem necessidades. E finalizou agradecendo.
O Presidente Luiz Leão agradeceu o esclarecimento por parte da Coordenadora e agradeceu a Secretária de Assistência Social pelo excelente trabalho e deixou o espaço na Tribuna para quando quiser voltar.               
             A Sessão foi suspensa por 20 minutos para apresentar às candidatas a rainha do 31° festival do abacaxi, candidatas mirins e adultas e foram contempladas com aplausos e brindes por parte dos Vereadores.
Nos pronunciamentos entre todos que falaram o Vereador Luiz Leão em nome do partido trabalhista o PDT, parabenizou o Vereador Junior Américo pela presidência do PSL, cumprimentando os demais membros o Vereador Luiz Tavares e Janeide Rodrigues, a qual felicitou a passagem de seu aniversário no dia 25 de Setembro.
Falou da audiência com o Secretário de Segurança Pública, agradeceu a Deputada Ana Cunha por te conseguido a audiência e acompanhando a reunião com o Secretário e o Vereador solicitou ao Secretário o convenio para emissão de RG para o NACI, e que a Deputada comprometeu para conseguir para beneficiar os Munícipes de Barcarena. Ela solicitou  aos Vereadores para elaborar um Projeto de Lei para regulamentação dos horários de festas, por se tratar de competência Legislativa Municipal.
Leão agradeceu as duas viaturas que Barcarena foi contemplada ao Secretário. Encerando falou do requerimento que solicitou para o Bairro Zita Cunha de uma escola no de ensino fundamental.
Na primeira parte da Ordem do dia; foi repassado à Comissão Técnica de Constituição e Justiça os Projetos de Lei N° 05/2011, de 18/07/2011, que dispõe sobre concessão de pensão vitalícia oriunda de deficiência total e definitiva de membro inferior esquerdo em favor de Edinaldo Andrade de Carvalho, servidor lotado na Secretaria de Saúde. O Projeto Indicativo de Lei N° 001/2011 de 26/04/2011, que autoriza o Poder Municipal a conceder a titulo de reconhecimento como de utilidade pública o Instituto Integrado de Desenvolvimento Comunitário Educação Cultura e Assistência Social Zita Cunha o Projeto de Lei N° 013/2011 de 14/07/2011, que institui o regulamento disciplinar dos servidores do quadro profissionais da Guarda Municipal de Barcarena, o que cria a Corregedoria da Guarda Municipal, e o Organograma da Secretaria de Educação para análise e parecer.
Na segunda parte da Ordem do dia, foram a aprovados os Requerimentos N° 36/2011 do Vereador Luiz Leão que solicitou a construção de uma escola de ensino fundamental no Bairro Zita Cunha.
  Na defesa do Requerimento o Vereador José Santos solicitou se inclui por ter muitos amigos no Bairro que foi reforçado com os nomes de todos os Vereadores.
Requerimento N° 34/2011 da Vereadora Lúcia Nascimento, que solicitou a construção de uma escola para atender as comunidades de Beira Rio e Novo Horizonte. Que foi aprovado por todos os Vereadores
Ari Soares Comunicações. Email j-ari-silva@bol.com.br
Apoio Cultural Câmara Municipal de Barcarena.
Vereador Luiz Leão, Vereadora Janeide Rodrigues
Doutor Thiago Rodrigues, Doutor Edson Cardoso
E Junior Ogawa.
   

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Poder Legislativo do Município de Barcarena; Na Visão de Ari Soares Comunicações.1° de Outubro dia do Vereador A função do vereador surgiu em Portugal no século XV. A palavra vereador vem do verbo “verear”, que deriva de vereda. Significa: reger, vigiar, verificar. O Senador Moacyr Dalla quem sancionou a Lei N° 7.212 de 11 de Julho de 1984, nos termos do § 5° do art 59, da Constituição Federal instituindo o dia 1° de Outubro o dia do Vereador. Historicamente foi em São Vicente (São Paulo) em 1532 que constituiu a primeira Casa Legislativa no Brasil; e as Câmaras constituíram o primeiro núcleo de exercício político, no Brasil Colônia. As Câmaras e seus Edis (Vereadores) foram, por diversas vezes, elementos de vital importância para a manutenção do poder de Portugal na Colônia, organizando a resistência às diversas invasões feitas por ingleses, franceses e holandeses. Ao longo do tempo sua denominação manteve-se, apesar de algumas vezes as Câmaras terem passado a chamar-se Senado Municipal. Até meados dos anos 60 do século XX a função não era remunerada, no Brasil Em Barcarena o Período Constitucional começou em 1946, e nessa trajetória acompanho de 1982 aos nossos dias, e posso afirmar o quanto o Legislativo Barcarenense avançou, na sua autonomia; sabe-se que até então, o Executivo era quem dirigia com a Presidência da Mesa. E de 1983 começou uma nova Era e cada Legislatura, tem contribuído para aproximar os Munícipes do Poder Legislativo. Muitos Requerimentos e Projetos de Lei foram aprovados e materializados durante esse período e posso citar alguns de grande relevância. Aprovação da Lei Orgânica Municipal, Concurso para o Poder Legislativo, Passes dos Estudantes Universitários, Bolsa Cidadã, Minha Casa Minha Vida, PCCR, Licenciamentos para Motos Taxi, Escola de Informática EIC- AMI, que já formou de 2005 ao 1° semestres de 2011, 886 alunos, dados da CDI “Comitê para Democratização da Informática” e recentemente, foram inauguradas mais cinco escolas, o Setor Jurídico com advogados para pessoas que não podem pagar um acompanhamento jurídico. O NACI, Núcleo de Assistência ao Cidadão, com vários serviços de Cidadania em emissão de documentos e outros atendimentos, de Agosto até 26/09/2011, já entregou 810 carteiras profissionais; sem dúvida, um grande avanço, pois são projetos permanentes. O Brasil tem 5.564 municípios e são aproximadamente 60.320 Vereadores. A sua função em cada município que atua. É ser o elo entre a população e o Poder Executivo, seu papel é o de mostrar os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes e fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal. É os Munícipes deve observar e cobrar de seus representantes freqüentando as reuniões dos Legislativos Municipais. Em Barcarena todas as terças-feiras há Sessão; e eu faço o acompanhamento com ressumo da Sessão que estão disponíveis no Blogger de Ari Soares Comunicações. Deixo os parabéns aos Vereadores de todo o Brasil e em especial de Barcarena a onde eu tenho recebido apoio em meu trabalho de comunicação. E nessa homenagem lembro os nome de todos os Presidentes e os nomes dos Vereadores da primeira e atual Legislatura, os nomes do Prédio e Plenário: Palácio Vereador João de Jesus Pantoja e Plenário Vereador Antonio Clarindo Magno, (ambos já falecidos). Eu tenho a certeza que dias ainda melhores virão para Barcarena; Eu sei que são os Vereadores que escrevem a nossa história; eu quero ter a honra de digitar. Ari Soares Comunicações. Presidentes da Câmara de Barcarena de 1946ª 2011. 1946 / 1950. FREDERICO DUARTE VASCONCELOS 1951 / 1954. JOSÉ ESTEVAM DA SILVA MANITO 1955 / 1958. JOÃO GAYA DAMASCENO 1959 / 1962. OSCAR DA SILVA COSTA 1963 / 1966. JOSÉ DO AMARAL FURTADO 1967 / 1970. JOSÉ PINHEIRO RODRIGUES 1871 / 1972. ANTONIO CLARINDO MAGNO JUNIOR 1973 / 1976. ANTONIO MORAES FURTADO 1977 / 1978. MARCOS MARTINS MAGNO 1979 / 1980. ANTONIO DIAS DOS ANJOS 1981 / 1982 OLIMPIO FERREIRA DAMASCENO FILHO 1983 / 1984. MANOEL SOUZA DA SILVA 1985 / 1966. EDIR NAZARÉ MAGNO 1987 / 1988. MANOEL SOUZA SILVA 1989 / 1990. DILO RIBEIRO DA POSSA 1991 / 1992. DENILSON DIAS ALVES 1993 / 1994. WALDIR GÓES RODRIGUES 1995 / 1996. JOSÉ MARIA GÓES RODRIGUES 1997 / 1998. JOSÉ MONTEIRO DOS SANTOS 1999 / 2000. ANTONIO BOTELHO DA SILVA 2001 / 2002. MARIO CÉSAR DOS BRANDÃO 2003 / 2004. LUIZ DA COSTA LEÃO 2005 / 2005. JOSÉ RENATO OGAWA RODRIGUES 2006 / 2006. JOSÉ RENATO OGAWA RODRIGUES 2007 /13/08/2007. ALÍRIO CEZA MAGNO (faleceu) 2007/2007. José Américo Contente Magno Junior. 2008/ 31/12/2008 José Américo Contente Magno Junior. 2009/31/12/2009 Luiz do Socorro Tavares 2010/31/12/2010 José Américo Contente Magno Junior. 2011/ Luiz da Costa Leão (atual Presidente) PRIMEIRA LEGISLARURA PERÍODO DE 1946ª 1950 PRESIDENTE FREDERICO DUARTE VASCONCELO VEREADORES: DELFINO ALVES DOS ANJOS. ABERLADO MAGALHÃES SILVA. JOÃO PAULO FIGUEIREDO VASCONCELOS. MANOEL SANTANA E SILVA. JOÃO GAYA DAMASCENO TOMÉ DE MORAES SERRÃO. OSCAR DA SILVA COSTA. (Tinha 24 anos; hoje está com 89 anos) Oscar chegou a Presidente (como vice Prefeito 1959ª 1962(e foi Prefeito de Barcarena 1971ª 1972) . LEGISLATURA ATUAL 2009ª 2012 VEREADOR LUIZ DA COSTA LEÃO. (ATUAL PRESIDENTE) 1° SECRETÁRIO ARI SERGIO DE ALMEIDA SANTOS. 2° SECRETÁRIA LAURA AMÉLIA MARQUES DA COSTA. VEREADOR JOSÉ MONTEIRO DOS SANTOS. VEREADOR LUIZ DO SOCORRO TAVARES RODRIGUES. (PRESIDENTE EM 2009) VEREADORA LÚCIA CONCEIÇÃO ANJO DO NASCIMENTO. VEREADOR JOSÉ AMÉRICO CONTENTE MAGNO JUNIOR. (PRESIDENTE EM 2010) VEREADOR JOÃO MACIEL BATISTA. VEREADORA MARIA JANEIDE LIMA RODRIGUES. VEREADORA ALZIANE MENDES CUNHA. Ari Soares Comunicações Email j-ari-Silva@bol.com.br Apoio Cultural Câmara Municipal de Barcarena Vereador Luiz Leão, Vereadora Janeide Rodrigues Doutor Thiago Rodrigues, Doutor Edson Cardoso e Junior Ogawa.


1° de Outubro dia do Vereador
A função do vereador surgiu em Portugal no século XV. A palavra vereador vem do verbo “verear”, que deriva de vereda. Significa: reger, vigiar, verificar.
 O Senador Moacyr Dalla quem sancionou a Lei N° 7.212 de 11 de Julho de 1984, nos termos do § 5° do art 59, da Constituição Federal instituindo o dia 1° de Outubro o dia do Vereador.
Historicamente foi em São Vicente (São Paulo) em 1532 que constituiu a primeira Casa Legislativa no Brasil; e as Câmaras constituíram o primeiro núcleo de exercício político, no Brasil Colônia.
As Câmaras e seus Edis (Vereadores) foram, por diversas vezes, elementos de vital importância para a manutenção do poder de Portugal na Colônia, organizando a resistência às diversas invasões feitas por ingleses, franceses e holandeses.
Ao longo do tempo sua denominação manteve-se, apesar de algumas vezes as Câmaras terem passado a chamar-se Senado Municipal. Até meados dos anos 60 do século XX a função não era remunerada, no Brasil
Em Barcarena o Período Constitucional começou em 1946, e nessa trajetória acompanho de 1982 aos nossos dias, e posso afirmar o quanto o Legislativo Barcarenense avançou, na sua autonomia; sabe-se que até então, o Executivo era quem dirigia com a Presidência da Mesa. E de 1983 começou uma nova Era e cada Legislatura, tem contribuído para aproximar os Munícipes do Poder Legislativo.
 Muitos Requerimentos e Projetos de Lei foram aprovados e materializados durante esse período e posso citar alguns de grande relevância. Aprovação da Lei Orgânica Municipal, Concurso para o Poder Legislativo, Passes dos Estudantes Universitários, Bolsa Cidadã, Minha Casa Minha Vida, PCCR, Licenciamentos para Motos Taxi, Escola de Informática EIC- AMI, que já formou de 2005 ao 1° semestres de 2011, 886 alunos, dados da CDI “Comitê para Democratização da Informática” e recentemente, foram inauguradas mais cinco escolas, o Setor Jurídico com advogados para pessoas que não podem pagar um acompanhamento jurídico. O NACI, Núcleo de Assistência ao Cidadão, com vários serviços de Cidadania em emissão de documentos e outros atendimentos, de Agosto até 26/09/2011, já entregou 810 carteiras profissionais; sem dúvida, um grande avanço, pois são projetos permanentes.
O Brasil tem 5.564 municípios e são aproximadamente 60.320 Vereadores. A sua função em cada município que atua.  É ser o elo entre a população e o Poder Executivo, seu papel é o de mostrar os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes e fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal.
É os Munícipes deve observar e cobrar de seus representantes freqüentando as reuniões dos Legislativos Municipais. Em Barcarena todas as terças-feiras há Sessão;           e eu faço o acompanhamento com ressumo da Sessão que estão disponíveis no Blogger de Ari Soares Comunicações.
Deixo os parabéns aos Vereadores de todo o Brasil e em especial de Barcarena a onde eu tenho recebido apoio em meu trabalho de comunicação.
 E nessa homenagem lembro os nome de todos os Presidentes e os nomes dos Vereadores da primeira e atual  Legislatura, os nomes do Prédio e Plenário: Palácio Vereador João de Jesus Pantoja e  Plenário Vereador Antonio Clarindo Magno, (ambos já falecidos). Eu tenho a certeza que dias ainda melhores virão para Barcarena; Eu sei que são os Vereadores que escrevem a nossa história; eu quero ter a honra de digitar. Ari Soares Comunicações. 
 Presidentes da Câmara de Barcarena de 1946ª 2011.    

1946 / 1950. FREDERICO DUARTE VASCONCELOS
1951 / 1954. JOSÉ ESTEVAM DA SILVA MANITO
1955 / 1958. JOÃO GAYA DAMASCENO
1959 / 1962. OSCAR DA SILVA COSTA
1963 / 1966. JOSÉ DO AMARAL FURTADO
1967 / 1970. JOSÉ PINHEIRO RODRIGUES
1871 / 1972. ANTONIO CLARINDO MAGNO JUNIOR
1973 / 1976. ANTONIO MORAES FURTADO
1977 / 1978. MARCOS MARTINS MAGNO
1979 / 1980. ANTONIO DIAS DOS ANJOS
1981 / 1982 OLIMPIO FERREIRA DAMASCENO FILHO

1983 / 1984. MANOEL SOUZA DA SILVA
1985 / 1966. EDIR NAZARÉ MAGNO
1987 / 1988. MANOEL SOUZA SILVA
1989 / 1990. DILO RIBEIRO DA POSSA
1991 / 1992. DENILSON DIAS ALVES
1993 / 1994. WALDIR GÓES RODRIGUES
1995 / 1996. JOSÉ MARIA GÓES RODRIGUES
1997 / 1998. JOSÉ MONTEIRO DOS SANTOS
1999 / 2000. ANTONIO BOTELHO DA SILVA
2001 / 2002. MARIO CÉSAR DOS BRANDÃO
2003 / 2004. LUIZ DA COSTA LEÃO
2005 / 2005. JOSÉ RENATO OGAWA RODRIGUES
2006 / 2006. JOSÉ RENATO OGAWA RODRIGUES
2007 /13/08/2007. ALÍRIO CEZA MAGNO (faleceu)
2007/2007.          José Américo Contente Magno Junior.   
2008/ 31/12/2008 José Américo Contente Magno Junior.
2009/31/12/2009 Luiz do Socorro Tavares
2010/31/12/2010 José Américo Contente Magno Junior.   
2011/                   Luiz da Costa Leão (atual Presidente)



 PRIMEIRA LEGISLARURA PERÍODO DE 1946ª 1950

PRESIDENTE FREDERICO DUARTE VASCONCELO
VEREADORES:
DELFINO ALVES DOS ANJOS.
ABERLADO MAGALHÃES SILVA.
JOÃO PAULO FIGUEIREDO VASCONCELOS.
MANOEL SANTANA E SILVA.
JOÃO GAYA DAMASCENO
TOMÉ DE MORAES SERRÃO.
OSCAR DA SILVA COSTA. (Tinha 24 anos; hoje está com 89 anos)
Oscar chegou a Presidente (como vice Prefeito 1959ª 1962(e foi Prefeito de Barcarena 1971ª 1972)  .

 
LEGISLATURA ATUAL 2009ª 2012

VEREADOR LUIZ DA COSTA LEÃO. (ATUAL PRESIDENTE)
1° SECRETÁRIO ARI SERGIO DE ALMEIDA SANTOS.
2° SECRETÁRIA LAURA AMÉLIA MARQUES DA COSTA.
VEREADOR JOSÉ MONTEIRO DOS SANTOS.
VEREADOR LUIZ DO SOCORRO TAVARES RODRIGUES. (PRESIDENTE EM 2009)
VEREADORA LÚCIA CONCEIÇÃO ANJO DO NASCIMENTO.
VEREADOR JOSÉ AMÉRICO CONTENTE MAGNO JUNIOR. (PRESIDENTE EM 2010)
VEREADOR JOÃO MACIEL BATISTA.
VEREADORA MARIA JANEIDE LIMA RODRIGUES.
VEREADORA ALZIANE MENDES CUNHA.  



Ari Soares Comunicações Email j-ari-Silva@bol.com.br
Apoio Cultural Câmara Municipal de Barcarena
Vereador Luiz Leão, Vereadora Janeide Rodrigues
Doutor Thiago Rodrigues, Doutor Edson Cardoso e Junior Ogawa.